

Mas, além da Bíblia, outros Livros de História Antiga também descrevem o Comércio em várias situações, especificando datas, produtos e regiões.


Há quem diga, que o Comércio de Produtos teve início na Mesopotâmia ou no Egito Antigo. Outros afirmam que foi na China ou na Índia...

No entanto, alguns citam os Fenícios... Realmente, o Povo da Fenícia era um precursor em determinados assuntos!









Porém, o Comércio começou bem antes disso... Foi na Pré-História que o homem percebeu que podia trocar produtos com o seu vizinho. Então, assim começaram as trocas!

No começo, o Comércio ocorria dentro dos próprios Vilarejos, tendo como base de troca apenas os Produtos da Região.

Depois, com o surgimento de Pequenos Povoados, ocorreu a troca dos Produtos Regionais com os Produtos Estrangeiros.

Essa expansão do Comércio, ocasionou o surgimento de inúmeros Reinos, Povoados, Vilas e Aldeias...

Em alguns lugares, o Comércio começou a ser realizado dentro dos Portões das Cidades ou em suas Cercanias, tanto pela segurança, quanto pela conveniência.

Para transportar as mercadorias de um lugar a outro, os Comerciantes se reuniam em Caravanas e, com o auxílio de animais, atravessavam os diferentes territórios.

Por muito tempo, o Comércio aconteceu por Rotas Terrestres... Mas, com o avanço da Civilização, e a curiosidade do Homem em desvendar os Mistérios do Mundo, tiveram início as Viagens Marítimas!

Devido ao transporte de produtos pelos Navios Mercantes, o Comércio costumava ocorrer nos Portos, onde as Embarcações ancoravam para descarregar as Mercadorias.


Para o Comércio se efetivar mundialmente, o Homem teve que vencer preconceitos e superar barreiras... Desde a distância, até os costumes e a linguagem!

Foi assim que os Comerciantes de Antigamente descobriram novos Continentes, conheceram outras Terras e expandiram a sua Cultura...


Contudo, a História também teve períodos de inatividade comercial, onde as Guerras e os massacres dominaram a População. Foram épocas difíceis para muitos Reinos!

Foi necessário entender que, a Comercialização de Produtos entre os Reinos auxiliava a todos por igual... Pois, contribuía para a sobrevivência do Comércio Local e Regional.

Por isso, é possível dizer que não haveria Civilização sem Comércio. Pois, em todos os Continentes as Rotas Comerciais promoveram inúmeros benefícios...

Enfim, durante toda a História da Humanidade, o Comércio sempre se fez presente, seja: por terra, por água e (atualmente) até pelo ar!

Afinal, são milhares de anos de História, tanto da Humanidade, quanto do Comércio!

Seguem abaixo alguns sites para consulta sobre o assunto:
-> Fenícios