quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A moda em todos os tempos.

Desde que o homem começou a ocupar o meio em que vive, ele precisou se preocupar com sua alimentação, sua moradia e sua família.
Resultado de imagem para mujer en la prehistoria
Com o passar do tempo, o homem percebeu que precisava cobrir sua nudez. Então, aos poucos, ele foi preparando vestes simples, com peles de animais, até descobrir como fazer o tecido.
Resultado de imagem para mulher das cavernas
O homem passou a conviver em grupo, para proteger a sua espécie. No grupo, ele criou hierarquias e desenvolveu um sistema de adaptação e convivência. Assim, surgiu a linguagem e formou-se a Sociedade.
Comunicar-se, proporcionou ao homem interagir com outras tribos e com outras raças, trocando conhecimento e aprendendo novos conteúdos. Também permitiu ao homem adquirir novos hábitos e modificar os padrões de conduta, baseando-se no que observava nos outros.
Resultado de imagem para vestes da antiguidade
Com o tempo, ocorreu a evolução da linguagem e do conhecimento humano. As pessoas passaram a comercializar inúmeros produtos, desde mantimentos até vestimentas.
Nessa época, Egito, Grécia e Roma eram as epopeias dos cidadãos e comandavam a indústria e o comércio entre as regiões.
Resultado de imagem para vestes da antiguidade
Também ocorreram muitas guerras e disputas por território... Os Reinos mais fortes dominaram os Reinos mais fracos, impondo sua cultura e seus diversos costumes. A moda também tornou-se uma imposição para a Sociedade.

Os Impérios passaram a interagir, padronizando seus hábitos. Os Reinos mais respeitados e mais populosos ditavam a moda da época. As mudanças ocorriam baseadas nas imposições de seus Reis e Imperadores.
Resultado de imagem para vestes da antiguidade
Quando o comércio se efetivou, a moda atingiu todos os meios... Nessa época, a população foi obrigada a agir conforme os ditames reais. As vestimentas, a religião, a arte, a escrita e toda a conduta social formaram uma Sociedade quase homogênea e, praticamente, submissa.
Resultado de imagem para vestes da antiguidade
No começo dos tempos, as mulheres cobriam os cabelos com mantos, enquanto os homens mantinham a barba. Depois, surgiram penteados e cortes diversos. Os homens e as mulheres da corte aproveitaram para enfeitar-se cada vez mais. Dessa forma, era possível reconhecer quem pertencia à plebe e quem pertencia à realeza.
A partir do século XV, até meados do século XIX, roupas com rendas e penteados com glamour eram o ápice da moda em todos os reinos da Europa. A "Alta Sociedade" Londrina e Parisiense costumava promover Bailes e Festas para desfilar suas roupas e mostrar sua moda aos demais.
Resultado de imagem para moda ha 10000 anos
Foi assim que o luxo dos tecidos, das roupagens e da "alta costura" fez nome em meio à tantos acontecimentos históricos e burocráticos. A partir do século XIX, os romances, as revistas e os livros retratavam o luxo e a exuberância dos trajes sociais.
Resultado de imagem para revistas e livros de moda do seculo XIXImagem relacionadaResultado de imagem para vintage clothing
A moda diferenciava-se somente nos Reinos Asiáticos e Africanos, que seguiam sua própria tendência; bem como, nos "Reinos Pagãos" (indígenas, aborígenes, entre outros). Em climas mais tropicais tornava-se difícil manter a compostura com uma roupagem tão pesada sobre a pele.
Resultado de imagem para vestes da antiguidade
Os estilistas da época foram obrigados a repensar suas estruturas e desenhar novas vestes que se adaptassem ao calor local. Surgiram, assim, tecidos mais suaves e roupas mais leves, com menos anáguas e sobreposições para mulheres e menos peças de artigos para os homens.
Imagem relacionadaImagem relacionadaResultado de imagem para vintage clothing
Nos dias atuais, as roupas são ecléticas, ecumênicas, variadas e bem diversificadas, pois cada um se veste como quer. Até existe uma padronização mas, ninguém mais é obrigado a se vestir conforme a realeza. Existem vestes para todas as ocasiões e o ser humano é livre para escolher a roupa que quiser.
Resultado de imagem para moda nos ultimos 100 anos
Ainda podemos seguir os padrões de antigamente. Existem bailes à fantasia, carnaval e tantas outras ocasiões, que nos permitem extravasar nossa criatividade e nossa vontade de retornar ao passado.
Imagem relacionada
A palavra "estilista" ganhou força no mundo da moda. Lojas que vendem produtos com marcas e designs padronizados são o hit do momento!
Resultado de imagem para haute couture spring summer 2019
Hoje em dia, quem dita a moda são as pessoas famosas. E a moda vai desde roupas, calçados, acessórios à maquiagem e cosméticos!
Sugestão de dois arquivos para baixar:
-> Roupa