


O homem passou a conviver em grupo, para proteger a sua espécie. No grupo, ele criou hierarquias e desenvolveu um sistema de adaptação e convivência. Assim, surgiu a linguagem e formou-se a Sociedade.
Comunicar-se, proporcionou ao homem interagir com outras tribos e com outras raças, trocando conhecimento e aprendendo novos conteúdos. Também permitiu ao homem adquirir novos hábitos e modificar os padrões de conduta, baseando-se no que observava nos outros.


Com o tempo, ocorreu a evolução da linguagem e do conhecimento humano. As pessoas passaram a comercializar inúmeros produtos, desde mantimentos até vestimentas.

Nessa época, Egito, Grécia e Roma eram as epopeias dos cidadãos e comandavam a indústria e o comércio entre as regiões.

Também ocorreram muitas guerras e disputas por território... Os Reinos mais fortes dominaram os Reinos mais fracos, impondo sua cultura e seus diversos costumes. A moda também tornou-se uma imposição para a Sociedade.

Os Impérios passaram a interagir, padronizando seus hábitos. Os Reinos mais respeitados e mais populosos ditavam a moda da época. As mudanças ocorriam baseadas nas imposições de seus Reis e Imperadores.
Quando o comércio se efetivou, a moda atingiu todos os meios... Nessa época, a população foi obrigada a agir conforme os ditames reais. As vestimentas, a religião, a arte, a escrita e toda a conduta social formaram uma Sociedade quase homogênea e, praticamente, submissa.

.jpg)
No começo dos tempos, as mulheres cobriam os cabelos com mantos, enquanto os homens mantinham a barba. Depois, surgiram penteados e cortes diversos. Os homens e as mulheres da "Côrte" aproveitaram para enfeitar-se cada vez mais. Dessa forma, era possível reconhecer quem pertencia à Plebe e quem pertencia à Realeza.

A partir do século XV, até meados do século XIX, roupas com rendas e penteados com glamour eram o ápice da moda em todos os reinos da Europa. A "Alta Sociedade" Londrina e Parisiense costumava promover Bailes e Festas para desfilar suas roupas e mostrar sua moda aos demais.

Foi assim que o luxo dos tecidos, das roupagens e da "Alta Costura" fez nome em meio à tantos acontecimentos históricos e burocráticos. A partir do século XIX, os romances, as revistas e os livros retratavam o luxo e a exuberância dos trajes sociais.



A moda diferenciava-se somente nos Reinos Asiáticos e Africanos, que seguiam sua própria tendência; bem como, nos "Reinos Pagãos" (indígenas, aborígenes, entre outros). Em climas mais tropicais tornava-se difícil manter a compostura com uma roupagem tão pesada sobre a pele.

Os estilistas da época foram obrigados a repensar suas estruturas e desenhar novas vestes que se adaptassem ao calor local. Surgiram, assim, tecidos mais suaves e roupas mais leves, com menos anáguas e sobreposições para mulheres e menos peças de artigos para os homens.



Nos dias atuais, as roupas são ecléticas, ecumênicas, variadas e bem diversificadas, pois cada um se veste como quer. Até existe uma padronização mas, ninguém mais é obrigado a se vestir conforme a Realeza. Existem vestes para todas as ocasiões e o ser Humano é livre para escolher a roupa que quiser...

Quem quiser, ainda pode seguir os padrões de Antigamente... Existem Bailes à Fantasia, Carnaval e tantas outras ocasiões, em que é permitido extravasar a criatividade e a vontade de retornar ao passado.

Hoje em dia, quem dita a moda são as pessoas famosas. E a moda vai desde roupas, calçados, acessórios até maquiagem e cosméticos! A palavra "Estilista" ganhou força no Mundo da Moda. Lojas que vendem produtos com Marcas e designs padronizados são o hit do momento!

Portanto, atualmente, quem faz a moda é a própria pessoa, de acordo com seu gosto e estilo!

Sugestão de dois arquivos para baixar:
-> Roupa
