Black Friday representa toda a promoção que envolve os descontos em grandes Lojas Atacadistas ou Armazéns de Estocagem em Época Natalícia. Ou seja, é como uma queima de estoque para uma grande renovação de produtos.
A data surgiu nos Estados Unidos e representa o primeiro dia depois da Celebração do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day).
Ele é comemorado todo ano durante a 4ª quinta-feira do mês de novembro. A primeira celebração, que se tem registro, aconteceu em 1620 nos EUA e em 1578 no Canadá.
Em português Black Friday significa literalmente "sexta-feira negra". Nas pesquisas, existem duas versões para esse nome...
Uma delas faz referência ao dia depois de um dos maiores feriados americanos e todo o tumulto que ele envolve, com pessoas voltando para casa ou retomando o trabalho. Na década de 1990, no estado da Filadélfia, os policiais apelidaram esse dia de "sexta negra".
Os Historiadores, porém, acreditam que o Black Friday surgiu em meio à Depressão Econômica de 1929, por indicar a crise financeira em todo o país e a sua tentativa de superação. Mas, existem registros que, em 1889, esse termo já havia sido utilizado... E depois ele retornou entre 1966 e 1975, efetivando-se em 1980.
No Brasil, a data iniciou totalmente on line, a partir do ano 2010. Mas, em 2013 quase todas as Lojas e diversas marcas aderiram ao processo, por representar um período de maior lucratividade para as Empresas.
De qualquer forma, seja pela agitação dos consumidores ou pela necessidade de renovar o estoque, a data serve para dar um "up grade" no comércio. Nesse período, a procura por ofertas é tão acentuada que as pessoas preenchem os locais.
Se os policiais já achavam complicado ter um dia negro, imaginem ter uma semana inteira?
Sugestão de material sobre o assunto: