
Cooperativismo deriva da palavra Cooperar... Cooperar gera Cooperação e uma Cooperação organizada pode virar uma Cooperativa.

Cooperativa é uma Associação que reúne pessoas ou grupos em torno dos mesmos interesses, a fim de consolidar suas atividades econômicas.

Além de regulamentar a compra e a venda de produtos, bem como, a oferta de serviços, uma Cooperativa ainda tem a capacidade de expandir seus negócios.

Com a perspectiva de vender um produto de forma regulamentada e direcionada, pessoas comuns podem se reunir, se organizar e se regularizar...

A Legislação permite que qualquer pessoa possa criar e gerenciar uma Cooperativa; desde que a mesma obedeça determinadas normas.

Dessa forma, o Cooperativismo é um modelo de negócio que serve tanto para Comunidades Rurais, quanto para Comunidades Urbanas.

Por conta disso, o Cooperatismo se tornou uma opção bastante viável para muitas Comunidades Étnicas, em geral...

O ato de "cooperativar" permitiu que diferentes Comunidades se integralizassem e se consolidassem como gestoras de si mesmas!

Existem diversas opções de Cooperativas, com Modelos de Negócios bem diversificados! Como por exemplo:
- Cooperativa de Taxistas;
- Cooperativa de Produtos Recicláveis;
- Cooperativa de Extrativismo;
- Cooperativa de Produtos Étnicos e Artesanais;
- Cooperativa de Produtos Caseiros;
- Cooperativa de Produtos Rurais;
- Etc.

Com isso, é possível manter um negócio lucrativo, sem perder o propósito maior da cooperação: o equilíbrio e a sustentabilidade.

Enfim, mais do que uma Empresa, a Cooperativa é uma Organização Voluntária em prol da Comunidade e da Cidadania. Então, vamos cooperativar?

Quer entender melhor sobre a prática do Cooperativismo? Pesquise mais em:
