
Nas condições atuais, tornou-se inviável para muitas pessoas manter um negócio próprio...

Assim, nada mais "informal" do que tornar-se um Profissional Autônomo ou Liberal.
Mas, qual a diferença entre ser um Profissional Autônomo ou ser um Profissional Liberal?


Um Profissional Liberal é aquele que, obrigatoriamente, possui formação em sua área de atuação, mas que trabalha sem vínculo empregatício.

Como exemplo de profissionais Liberais podemos citar: Veterinário(a), Enfermeiro(a), Engenheiro(a), Farmacêutico(a), Professor(a), Biólogo(a), Psicólogo(a), Contabilista, etc.


São exemplos de Profissionais Autônomos: Costureiro(a), Jardineiro(a), Carpinteiro(a), Pedreiro(a), Pintor(a), Encanador(a), Açougueiro(a), Peixeiro(a), Feirante, Engraxate, etc.


Hoje em dia, existem milhares de Cursos Profissionalizantes nas mais variadas áreas, e que possibilitam ao Profissional Autônomo qualificar-se...

Também existem Organizações Governamentais e Não Governamentais que qualificam todo aquele que deseja se tornar um Profissional Certificado em sua Área de Atuação.


Além de Qualificação Profissional, o Trabalhador também pode buscar a Legalização do seu Trabalho, através dos Órgãos competentes...

Para tanto, basta dirigir-se à Prefeitura de sua Cidade, ao INSS ou a um Escritório de Contabilidade. Eles saberão informar ao Trabalhador a melhor forma de contribuir para a sua Aposentadoria.

Enfim, seja como Autônomo ou como Profissional Liberal, o Trabalhador pode trabalhar legalizado e com suas obrigações em dia, se quiser...

Sugestão de sites para pesquisar melhor o assunto:
-> Profissional liberal e autônomo.
-> O conceito de profissão “liberal”.
-> Profissional liberal e autônomo.
-> O conceito de profissão “liberal”.
